O que é Qualidade de vida?

O que é Qualidade de vida:

O que é Qualidade de vida
Diferente do que muitas pessoas pensam, Qualidade de vida não é medida somente pela renda. Qualidade de vida é medida pelo nível de satisfação das condições de vida de um ser humano, envolvendo diversas áreas, como o bem físico, psicológico e emocional, mental, saúde, educação, relacionamentos sociais, como família e amigos e também outros parâmetros que afetam a vida humana.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou um questionário para medir a qualidade de vida. O questionário contempla seis áreas: o físico, o psicológico, o do nível de independência, o das relações sociais, o do meio ambiente e o dos aspectos religiosos.

Para garantir uma boa qualidade de vida, deve-se ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter uma alimentação equilibrada, relacionamentos saudáveis, ter tempo para lazer e vários outros hábitos que façam o indivíduo se sentir bem, que tragam boas consequências, como usar o humor para lidar com situações de stress, definir objetivos de vida e sentimento de que a pessoa tem controle sobre sua própria vida.

Veja este vídeo onde Flávio Gikovate explica muito bem o que é qualidade de vida.

Sugestão para começar a melhorar sua qualidade de vida

Um grande erro que todos cometemos quando tomamos consciência de que não temos qualidade de vida é tentar mudar tudo radicalmente.

Eu sugiro que você identifique as áreas de sua vida que estão tirando sua qualidade de vida. ESCREVA, parece pouco relevante esse conselho, mas quando você escreve seu cérebro reconhece aquilo como uma prioridade e você assume que tem que mudar.

Identifique quais são os problemas, escreva as soluções e estipule uma meta.

Vamos supor que você identificou um problemas com trabalho:

Qual o problema? demoro 2 hora para chegar ao trabalho

Solução: aqui você pode mudar de trabalho ou de casa. Vamos supor que decidiu mudar de casa escreva aqui.

Meta: mudar em 6 meses

Atividades: Procurar um consultor de imóveis.

 

Simples não é? parece até banal, mas as pessoas não fazem isso e não saem do lugar.

IMPORTANTE: Escolha uma área de cada vez para fazer a mudança, defina as metas, estipule as atividades, escreva tudo isso e execute uma de cada vez, esse procedimento vai ser importante para reduzir sua ansiedade e vai proporcionar a sensação prazerosa de que está progredindo a medida que coloca em prática seu planejamento.

O que é qualidade de vida pra você?

Espero ter ajudado nesta sua busca da qualidade de vida. Preencha o formulário para receber dicas e material exclusivo de assinantes.