Vamos falar de diabetes?
Diabetes tipo I e tipo II?
Informações da Sociedade Brasileira de Diabetes (http://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/tipos-de-diabetes )
Sim, existe a diabetes tipo I e diabetes tipo II.

Mas qual a diferença?

DIABETES TIPO I é caracterizada por ser uma doença crônica e de origem genética, podendo aparecer geralmente na infância ou na adolescência, acomete cerca de 5% e 10% da população, acontece quando o sistema imunológico ataca as células beta (acontece lá no seu pâncreas), fazendo com que pouca insulina seja liberada para o corpo e até mesmo que não seja produzida, ou seja, existe uma deficiência na liberação da insulina e por isso ela é tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e ATIVIDADE FÍSICA para ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue. Não tem cura, apenas tratamento.

DIABETES TIPO II por outro lado, não é uma doença de origem genética, ela se manifesta quando o organismo não consegue usar a insulina que produz ou não consegue mais produzir insulina suficiente, isso acontece quando há uma má alimentação, alta ingestão de alimento e INATIVIDADE FÍSICA. Essa, diferente da diabetes tipo I, acomete cerca de 90% da população com diabetes. Ela se manifesta com mais frequência em adultos, mas também pode ser diagnosticada em crianças. Dependendo da gravidade, ela pode ser TRATADA COM EXERCÍCIO FÍSICO e um bom planejamento alimentar, somente em casos mais graves exige o uso de insulina ou de outros medicamentos para controlar a glicose.

 

 

Os fatores que levam a diabetes do tipo II infelizmente ainda são comportamentais. Vida sedentária e má alimentação são os fatores que caminham lado a lado e que tem levado cada vez mais brasileiros a entrarem na lista de doentes. A vida moderna que nos traz excessos de mordomias e nos coloca em inercia na maior parte do dia, as grandes industrias alimentícias que vendem a ideia de facilidade na hora de se alimentar, mas que não trazem qualquer valor nutritivo no que vendem, tudo isso somado ao estresse e rotina sedentária estão levando cada vez mais brasileiros a adquirirem diabetes do tipo I, os dados são alarmantes e é ainda pior pensar que este comportamento esta sendo passado a gerações levando crianças a terem essa doença.

É preciso haver uma grande mudança de comportamento rumo a uma vida saudável e mais ativa se quisermos ter uma infância e uma velhice saudável e longe grandes complicações.

Gostou?

Então fica de olho que sempre traremos novidades sobre esporte e saúde.

Até a próxima!

Juh Freitas Personal Trainer

Foco, Força e Fé