Stress: quando o sucesso profissional vira vilão

Pesquisas apontam que um importante fator de stress é o sucesso profissional, e uma consequência desse stress é a perda da qualidade de vida, então resolvemos entender como é possível diminuir esse stress.

Em nossa opinião o stress é o resultado de alguns fatores que levam um indivíduo ao estado de stress, por exemplo: distância de casa ao trabalho, condições inadequadas de trabalho, etc. Aqui vamos falar do aspecto que consideramos mais importante, motivação.

Parece incrível, as pessoas estão sempre reclamando do stress, mas não param para perceber o que elas valorizam e o que é importante para elas. Isso pode ser feito para todos os aspectos da vida, mas aqui vamos falar do trabalho.

Uma pesquisa publicada em 2012 no portal Catho a respeito da motivação no trabalho revelou que o fator que mais gera satisfação entre os trabalhadores brasileiros é o bom relacionamento no ambiente de trabalho e o reconhecimento logo atrás.

Empatados em terceiro vem fazer o que gosta e trabalhar com pessoas que admira.

Stress: quando o sucesso profissional vira vilão

Claro que essa ordem pode mudar para você, mas essa pesquisa foi realizada no portal Catho online e respondida por 46.000 pessoas. É uma excelente amostra.

Combate ao stress, o que você vai fazer?

Se você é empregado e já sabe o que mais te motiva está na hora de avaliar sua situação e fazer um plano de ação para melhorar sua qualidade de vida eliminando alguns fatores de stress da sua vida.

Analise o que te motiva e escreva em um papel, depois veja se na empresa que está hoje pode proporcionar o que quer, faça seu plano e coloque em ação.

Vamos supor que seu perfil se encaixa perfeitamente na pesquisa, você colocou no papel e agora vai fazer seu plano para melhorar sua qualidade de vida e diminuir o stress no trabalho.

A lista abaixo é só um exemplo e a intenção é propor uma maneira de pensar, fazendo perguntas a nós mesmos e respondendo, as vezes nós sabemos as respostas, mas não estamos fazendo as perguntas certas.

Depois que descobrir o que deve fazer, então coloque em prática, porque pior que não saber o que fazer é saber o que fazer e não fazer.

  1. Eliminando stress relacionamento.
    1. Posso mudar para um departamento onde as pessoas são melhores?
    2. Posso influenciar para melhorar o relacionamento? Como?
    3. Procurar emprego em outra empresa.
  2. Eliminando stress reconhecimento
    1. A empresa costuma reconhecer os funcionários como você deseja ser reconhecido? Acontece frequentemente? Se sim, você está fazendo o que a empresa quer? Já perguntou a seu superior o que ele espera de você?
    2. Se não for a cultura da empresa você precisa mudar de empresa, mapear as empresas que reconhecem seus funcionários e enviar seu currículo.
  3. Eliminando stress fazer o que gosta
    1. O que gosta de fazer?
    2. Existe a possibilidade de ser transferido para a área dentro da empresa?
    3. Preciso sair da empresa para fazer o que gosto? Qual o plano?
    4. Preciso aprender algo novo? Posso aprender com um curso?
  4. Eliminando stress admirar pessoas com quem trabalho
    1. Posso mudar para um departamento onde admiro os superiores?
    2. Quem eu admiro? Posso trabalhar com essa pessoa?
  5. Eliminando stress desafios
    1. Estou feliz com meus desafios?
    2. Posso conversar com o superior para me proporcionar os desafios que me realizariam?
  6. Eliminando stress autonomia
    1. Posso conseguir autonomia fazendo o que faço?
    2. Quais os cargos que oferecem a autonomia que eu desejo? Estou qualificado?
    3. O que posso fazer fora da empresa para construir algo que me dará autonomia?
  7. Eliminando stress voz ativa
  8. Eliminando stress plano de carreira
  9. Eliminando stress flexibilidade de horário
  10. Eliminando stress …

Se você lidera pessoas, deve fazer a sua lista pessoal e principalmente fazer a lista do que pode ser feito para diminuir o stress de seus liderados, melhorando a qualidade de vida de todos e melhorando os resultados de sua equipe.

Comece fazendo a sua pesquisa, pergunte a seus funcionários o que é mais importante para mantê-los motivados.

Uma equipe livre de fatores de stress que atrapalham a motivação sempre gera bons resultados, veja alguns:

Melhoria da produtividade, empregados mais alertas e motivados, melhoria da imagem corporativa, melhoria das relações humanas, baixas taxas de enfermidade, melhoria da moral da força de trabalho, redução em letargia e fadiga, redução de turnover, etc.

O stress, no limite é causado por nós mesmos ou mantido por nós. Pense comigo, se não gosta de um chefe, colegas de trabalho ou qualquer outra coisa é possível procurar outra área na empresa ou mudar de empresa.

Se o motivo do stress é a distância do trabalho para casa, é possível procurar um trabalho perto de casa ou uma casa perto do trabalho.

De qualquer forma, a decisão de mudar de empresa é sempre difícil, mas lembre-se: se continuar convivendo com stress todos os dias, provavelmente não conseguirá uma performance muito boa e pode ser demitido, então terá que procurar uma nova colocação com a urgência de quem está desempregado.

É muito melhor escolher as empresas onde quer trabalhar e começar a pleitear uma colocação enquanto está com a segurança de um emprego. Desempregado, dificilmente terá tranquilidade para escolher e pode entrar em outra empresa que você não escolheu.

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