Dieta previne dor de cabeça em mulheres

DIETA PREVINE DOR DE CABEÇA EM MULHERES

A importância de uma alimentação saudável já é conhecida pela maioria das pessoas com o mínimo acesso a informação. Por outro lado, existe uma resistência quando falamos a palavra dieta. É muito comum associar a palavra dieta a restrições alimentares para emagrecer, mas isso é puro preconceito, dieta é a escolha de alimentos na porção e combinação certa para o objetivo específico. Uma dieta pode ter o objetivo de engordar, emagrecer ou curar alguma doença.

Muitas doenças são causadas por hábitos alimentares ou dietas erradas; sim o seu habito alimentar é a sua dieta alimentar, então você tem uma dieta. Essa dieta pode estar causando silenciosamente uma doença em você como: diabetes, colesterol alto, hipertensão ou outras.

A Academia Brasileira de Neurologia constatou que a dor de cabeça em mulheres atinge 76% das brasileiras. Neste estudo foram identificadas as principais causas da dor de cabeça em mulheres:

  1. Má alimentação
  2. Estresse
  3. Alterações hormonais do ciclo menstrual

A dor de cabeça em mulheres é tema de estudo em muitos centros de pesquisa do mundo. A Universidade de Griffith, Austrália, contatou em uma pesquisa que é possível prevenir enxaquecas com uma dieta rica em vitaminas do complexo B. A pesquisa identificou a importância dessas vitaminas, principalmente a vitamina B12, para o equilíbrio das funções do sistema nervoso e evitam alterações de sensibilidade no corpo que pode ser uma das causas da dor de cabeça em mulheres.

Alguns problemas típicos do gênero feminino podem ser evitados com um ajuste na dieta.

Poucos alimentos de origem vegetal contêm vitamina B12, como o levedo de cerveja e as algas marinhas. Pessoas que consomem dietas estritamente vegetariana geralmente tem déficit da vitamina B12.

Veja uma lista dos alimentos onde a vitamina é mais encontrada.

 Alimentos com vitamina B12  Quantidade de B12 em 100 g  Energia em 100 g
Bife de fígado cozido 112 mcg 169 calorias
Mariscos no vapor 99 mcg 50 calorias
Ostras cozidas 27 mcg 75 calorias
Fígado de frango cozido 19 mcg 136 calorias
Coração cozido 14 mcg 132 calorias
Arenque cozido 10 mcg 228 calorias
Caranguejo cozido 9 mcg 81 calorias
Salmão cozido 2,8 mcg 271 calorias
Truta grelhada 2,2 mcg 118 calorias

Você pode perceber se está com falta de vitamina B12 se começar a sentir alguns desses sintomas:

  • Fadiga, falta de energia ou tontura ao se levantar ou fazer esforço;
  • Falta de concentração;
  • Falhas de memória e de atenção;
  • Formigamento nas pernas,

A vitamina B12 é absorvida no intestino e armazenada, principalmente, no fígado. Portanto, o fígado pode ser considerado uma das principais fontes alimentares de vitamina B12.

 

Cuidado com  excesso de vitamina B12

A vitamina B12 em excesso pode provocar alterações no baço, apesar de não ser muito comum porque ela é tolerada pelo organismo, mas em casos de suplementação alimentar sem acompanhamento médico, pode acontecer.

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