Stiff com joelhos estendidos ou flexionados?
Existe quem defenda um ou outro como execução correta, a questão é qual o certo?
A resposta é depende!
Depende do quê?
Depende de quem esta fazendo.

O stiff se caracteriza pela flexão de quadril sem movimento articular dos joelhos, onde a coluna não perde sua curvatura natural fisiológica.
Alguns indivíduos conseguem realizar esse movimento com perfeição e com os joelhos estendidos, mas a maioria precisa fazer uma flexão de joelho pra garantir uma boa execução.

O que acontece com a maioria é uma baixa flexibilidade de quadril, glúteos encurtados e pouca ou até nenhuma consciência corporal.

O Stiff é um exercício complexo e que requer do individuo uma boa consciência corporal e flexibilidade, por isso é extremamente necessário que haja um profissional de Educação Física ao lado para orienta-lo e ensina-lo a execução correta.

Quem tem encurtamentos como os citados acima geralmente vão ter mais dificuldade e logo no inicio não vai sair um movimento tão perfeito, por isso é necessário tomar certos cuidados, pedir para que esse individuo faça uma leve flexão de joelho pode ser uma excelente tática além de manter uma maior segurança e estabilidade dessa articulação. Além disso a amplitude da flexão de quadril deve ser gradativa para que não haja uma mudança na estrutura natural fisiológica da coluna, sendo assim esse movimento naturalmente será mais limitado. Mas não se preocupe, com o passar do tempo e com um bom trabalho, essa amplitude vai aumentar e os encurtamentos podem ser melhorados e até resolvidos por completo.

 

Para os que conseguem realizar o Stiff com os joelhos estendidos e ainda assim manter a coluna em posição natural, eu pessoalmente, continuo a recomendar a flexão de joelhos, pois com os joelhos travados as chances de lesão são maiores, observe a figura, já com os joelhos destravados as chances de lesão são muito inferiores, já que há uma maior estabilidade nessas articulações.

 

Gostou?

Então fica de olho que sempre traremos novidades sobre esporte e saúde.

Até a próxima!

Juh Freitas Personal Trainer

Foco, Força e Fé