Treinamento Funcional

Você com certeza você já ouviu falar sobre o Treinamento Funcional, já viu por aí em diversas academias com equipamentos diferentes dos tradicionais da sala de musculação. Mas você sabe o que é treinamento funcional? No post de hoje vou falar exatamente sobre isso, sobre o Treinamento Funcional que foi e é a minha escolha de Pós-Graduação e a cada aula tenho ainda mais paixão por essa área de atuação.

“O que você vê por aí, é Treinamento Funcional ou só mais uma aulinha de circuito sem qualquer objetividade a não ser encher linguiça?”

Conceito Básico: Treinamento Funcional é tudo aquilo que gera adaptação funcional e estrutural, visando melhorar A MOBILIDADE. De forma mais simples, significa que os exercícios propostos devem ser funcionais aos seus objetivos.

Por exemplo: se você for um atleta do skate, a primeira coisa a fazer é entender os movimentos básicos utilizados pelo skatista durante as remadas e suas manobras, a partir daí desenvolver atividades que se relacionem com esses movimentos com isso melhorar as capacidades necessárias para a melhoria de desempenho. Mas se você busca apenas melhora na sua saúde, é dona de casa e não uma atleta, calma o Treinamento Funcional também te auxilia, a base para o desenvolvimento do treino é a mesma, desenvolver exercícios que melhorem sua mobilidade e suas funcionalidades da vida diária.

Acredite, não é apenas montar um circuito com varias estações e colocar seu aluno pra fazer todas elas seguindo um protocolo padronizado de 20” x 20”, se fosse só isso seria bem fácil né?

É preciso respeitar alguns conceitos e seguir algumas ordens para o desenvolvimento da aula:

O Treinamento Funcional pode ser realizado em muitos ambientes, no parque, em estúdios ou box, inclusive na sala de musculação, isso mesmo, muita coisa do que você já faz é funcional. O que vemos nos estúdios de treinamento funcional é o treinamento integrado, que envolvem movimentos multiplanares, com vários grupos musculares sendo estimulados ao mesmo tempo, diferente da sala de musculação onde realizamos exercícios com “foco” em trabalhar uma musculatura especifica por vez de forma mais estável. O que importa no Treinamento Funcional não é onde ele vai ser realizado e sim quem vai prescreve-lo, pois, este deve ter conhecimento suficiente para entender os conceitos e saber reconhecer as necessidades e limites do seu aluno.

Não podemos pensar no Treinamento Funcional sem pensar no Treinamento do Core, pois enquanto o primeiro visa a mobilidade o segundo visa a estabilidade e um Core forte e bem preparado é extremamente necessário para o bom desenvolvimento dos exercícios de mobilidade.

Entendeu?

Para uma prescrição do Treinamento Funcional é preciso somar um bom Treinamento de Core. É isso que você tem feito nas suas aulas?

Treinamento Funcional vai além de levantar pneu e correr lateralmente ok!

Sobre o Core, é assunto para o próximo post. Fica de olho que em breve tem post sobre o assunto!

Se quiser saber mais sobre Treinamento Funcional acesse o link:

http://www.scielo.br/pdf/rbcdh/v16n6/pt_1980-0037-rbcdh-16-06-00714.pdf

Gostou?

Então fica de olho que sempre traremos novidades sobre esporte e saúde.

Até a próxima!

Juh Freitas Personal Trainer

Foco, Força e Fé