O Core
No post anterior fiquei de falar sobre o Core, adiantei que é indispensável ter um Core forte para o melhor desenvolvimento do treino.
O Core consiste num grupo de 29 pares de músculos localizados perto do centro de gravidade do corpo, são divididos em Músculos Globais que produzem movimento e Músculos Locais que promovem estabilidade.Músculos Globais:
Lombar: eretores de coluna, quadrado lombar, latíssimo do dorso
Abdômen: reto abdominal, obliquo externo
Quadril: iliopsoas, isquiotibiais, glúteo máximo
Músculos Locais:
Lombar: rotadores, interespinhais, intertransversais, semiespinhais, multifidos
Abdômen: obliquo interno, transverso abdominal
Quadril: glúteo médio, adutores
Mas para que serve esse Core?
O Core é responsável pela estabilidade do corpo, pessoas que não treinam o Core tendem a ter problemas crônicos no sistema locomotor, pois passam a realizar compensações e disfunções de ativação muscular em movimentos complexos. Exemplos disso são os problemas posturais e problemas de compensação de força de uma perna para outra e isso ocorre por falta de integridade estrutural do Core (quadril pélvico lombar).
Pense nesses grandes números de músculos e pense no que você faz na academia. Será que você está realizando um treino eficiente e completo? Você faz treinamento de Core ou só faz prancha e jura que esta fazendo o melhor exercício para o Core?
O fortalecimento e ativação dos músculos do Core não são apenas para os que praticam exercícios físicos, muitos dos movimentos diário têm ativação do core e por isso ele é tão importante. Quem nunca ouviu falar de pessoas que travaram com um simples espirro, ou ao levantar da cama? Mesmo pessoas que praticam exercícios físicos regularmente sofrem ou já tiveram algum problema de dor, principalmente na região lombar. Pois bem, este pode ser um sinal de Core fraco. Ativar e fortalecer o Core não é meramente fazer abdominais e prancha, existe uma grande complexidade que envolve esse grupo muscular tão importante. Para uma boa ativação e fortalecimento do Core precisamos obedecer alguns critérios de treinamento, começando por conhecer o aluno e suas necessidade e limitações. Exercícios para este grupo muscular podem ser realizados através de propriocepção, treinamento resistido, isometria, abdominais, exercícios com equipamentos e até com exercícios de respiração, as variáveis são grandes, o problema é que a maioria dos praticantes não fazem a menor ideia de como realizar esses exercícios. Por isso a importância de se ter um profissional de Educação Física durante a pratica de exercícios.
Core forte, menos riscos de dores lombares e problemas posturais, melhor a sua mobilidade e melhor a sua qualidade de vida. Não é estética, é saúde!
Gostou?
Então fica de olho que sempre traremos novidades sobre esporte e saúde.
Até a próxima!
Juh Freitas Personal Trainer
Foco, Força e Fé